O museu de 9.000 m2 é impressionante e rico em detalhes. Divido em 5 andares, cada exposição trata de um tema específico, seguindo a ordem:
1- Nascer, crescer, madurar: Explica a cultura do vinho, onde estão as maiores regiões produtoras, as diferenças entre os tipos de solo e de uvas, o processo de plantação e colheita.
2- Guardar as essências: Explica todo o processo desde a colheita das uvas, passando pelo tempo que permanece em fermentação, nas barricas de carvalho etc.
3- Sonho: Todo o processo de espera e repouso dos vinhos nas bodegas.
4- Arte e sonho: Uma grande coleção de arte relacionada à cultura do vinho.
5- Abrir, beber e servir: Explica a degustação de vinhos, como analisar e definir cores, olores e sabores.Destaque especial para dois setores: O setor que, de forma interativa e interessante, explica toda a variedade de cores, sabores e olores que um vinho pode apresentar; e o setor de saca-rolhas, uma coleção impressionante e enorme de diferentes tipos de saca-rolhas, passando por diferentes gerações. Imperdível!
O museu está na Carretera Nacional N-232, Km 442. Aberto de 1 de junho a 30 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 20h; e de outubro a maio, as terças, quartas, quintas e domingos, das 10h às 20h. Entrada €7,50.
A reserva para visitação è obrigatória. Pode ser feita através do e-mail info@dinastiavivanco.es o no site oficial http://www.dinastiavivanco.com/.
Para ter uma idéia de como é o museu, deixo um vídeo elaborado pela “Eventos de Cata”.