Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um Bocadinho de Lisboa! (parte 3)

Praça do Comércio
Aqui estava o palácio real de Portugal por mais de 200 anos, o qual foi destruído pelo Terremoto de Lisboa, em 1755. Hoje, a praça apresenta ao centro uma estátua de D. José I e, ao norte, um belo Arco de Triunfo, que dá acesso à famosa Rua Augusta e ao bairro Baixa.
Na beira do Rio Tejo, A Praça do Comércio sempre foi a principal entrada à cidade de Lisboa, e sua beleza é realmente notória!

Rua Augusta

Trata-se de um calçadão importante e movimentado, onde estão as principais lojas da cidade. Passar por essa rua é viver um pouco da rotina da cidade. Muitos artistas de rua ficam por aqui.


Praça D. Pedro IV
A bela Praça D. Pedro IV, mais conhecida por seu antigo nome, Rossio, já foi palco de muitos acontecimentos históricos e festivos de Lisboa. No centro da praça está a estátua de D. Pedro IV, vigésimo oitavo rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil indepedente.
Nesta praça também estão duas fontes gêmeas e a bela estação de trem de Rossio.
Estação de Trem Rossio:

Castelo São Jorge, ao fundo:

Praça da Figueira
Também sofreu transformações após o terremoto de 1755, pois antes era o local do Hospital de Todos os Santos. Hoje é rodeada de hotéis, cafés e lojinhas. Ao centro está uma estátua de D. João I, datada de 1971.
Estádio da Luz
Ou Estádio do Sport Lisboa e Benfica, ou ainda A Catedral. Inaugurado em 2003, o estádio tem capacidade de até 66,500 espectadores. Em 2007, foi palco da apresentação pública das 7 Novas Maravilhas do Mundo. Está classificado como estádio 5 estrelas pela UEFA. As vistas acontecem de maio a setembro, das 10h às 17h30, e de outubro a abril, das 10h às 16h30. Entrada 10€.


Panteão Nacional
Localizado onde antigamente foi uma igreja, o Panteão Nacional é um belíssimo exemplo de arquitetura barroca. Utilizado como Panteão desde 1916, o local abriga sepulturas de pessoas ilustres, dentre eles presidentes da República Portuguesa e escritores.
Do alto do Panteão se tem uma bela vista da cidade.
Bairro Alfama
Um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, onde você vê as típicas paisagens de cartão postal. Muitas ladeiras, ruelas e escadas, roupas penduradas nas janelas e nomes de rua feitos em azulejos decorados. Vale a pena dar uma caminhada sem pressa por esse bairro!