Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Logroño - Capital de La Rioja!

Capital da região de La Rioja, Logroño é a cidade mais província, com cerca de 150 mil habitantes. Cortada pelo Río Ebro, por ali também passam muitos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago.

Como toda cidade medieval, Logroño também era contornada por uma muralha. Parte dessa muralha ainda permanece na cidade. É uma cidade tranqüila, agradável, com lindas paisagens e ótima gastronomia. Por ser pequena, seu Casco Antigo (região central onde estão os pontos turísticos) pode ser vista em meio dia. Uma sugestão é chegar lá pela manhã, conhecer a cidade e terminar o passeio com um almoço típico.

Informações Turísticas
Ao chegar na cidade, vá direto ao centro de Informações Turísticas, na Calle Portales, 50. Ali eles te entregam um mapa gratuito com uma sugestão de percurso turístico, além de dicas de restaurantes e outros pontos de interesse próximos à cidade. Aberto das 10h às 14h / das 16h30 às 19h30.

O que ver:

- El Espolón
Grande praça e centro dos principais acontecimentos e eventos em Logroño. Ali está uma grande estátua do General Espartero, príncipe de Vergara. É uma praça bonita, florida, onde você verá muitos idosos conversando e lendo jornal ou famílias passeando com seus filhos! Logo atrás do Centro de Informações Turísticas, é um ótimo ponto de partida.


- Concatedral de Santa Maria de La Redonda
Localizada na praça do Mercado, a igreja foi inicialmente construída no século XVI. É bonita exteriormente e interiormente, e conhecida porque ali está enterrado o General Espartero.


- Ponte de Pedra
Logroño possui duas principais pontes: a mais antiga, a Ponte de Pedra; e a mais moderna, a Ponte de Ferro.

A Ponte de Pedra é tão importante para a cidade que inclusive aparece no escudo da cidade. Além disso, é através dessa ponte que os peregrinos do Caminho de Santiago entram na cidade de Logroño. A vista é muito bonita!


- Ponte de Ferro
É a segunda ponte da cidade de Logroño, com bela vista também. Foi construída no século XIX.


- Caminho de Santiago
Como já comentamos, parte do longo caminho percorrido pelos peregrinos até Santiago de Compostela passa pela cidade de Logroño. Os peregrinos chegam pela Ponte de Pedra e passam pela Igreja de Santiago El Real. É uma igreja que impressiona por dentro. Seguindo o caminho, existe uma monumento em homenagem aos peregrinos.
- Calle Laurel
No Casco Viejo, essa é a principal rua para provar os pratos típicos da região. Desde restaurantes com excelente pratos, até barzinhos onde se vendem os famosos pintxos (são pequenos pratos que correspondem a uma fatia de pão montado com diferentes ingredientes, unidos por um palito – “pintxo”). Não deixe de provar, sempre acompanhado por um bom vinho da Rioja!

Site interessante: Faça uma visita virtual por Logroño no site http://www.riojanosenlared.com/logrono-virtual.htm

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

La Rioja - Capital do Vinho Espanhol!

La Rioja é uma região da Espanha localizada ao norte e composta por 174 municípios. É conhecida por sua belíssimas paisagens e pela produção de excelentes vinho (com denominação de origem qualificada Rioja)!


É, realmente, um encanto. As belas paisagens dominadas pelos vinhedos ficam ainda mais coloridas no outono, deixando o visual colorido entre verde, amarelo e vermelho. É, simplesmente, a região mais importante e a que produz os melhores vinhos da Espanha, e isso faz com que seja uma região na qual você pode visitar muitas vinícolas!
A culinária típica da região também deve ser destacada, com pratos fortes elaborados principalmente com carne vermelha.

O ideal para se conhecer a Rioja é alugar um carro e passear pela região, parando em alguns povoados e desfrutando da beleza natural de suas estradas.

Quando ir?

Indico o outono, pois a paisagem fica realmente linda. Para quem quiser curtir a principal festa tradicional da região, vale a pena ir em junho. Todos os anos, no dia 29 de junho (dia em que se celebra o São Pedro), milhares de pessoas se reúnem para a Batalha do Vinho! O evento acontece em Haro, uma cidadezinha de 12 mil habitantes, localizada no noroeste da região de La Rioja. A cada ano, cerca de 29 mil litros de vinho são utilizados na batalha, de onde ninguém sai se não tiver tomado um “banho” com a mais tradicional bebida da região!


Informações Turísticas

La Rioja é constituída por vários povoados muito próximos uns dos outros. Todos dispõem de várias casas rurais, que são pequenas pousadas. Para saber onde estão as principais vinícolas, onde ficar e qual é a média de preço, indico o site oficial de turismo da região. É um site extremamente completo e rico em informações úteis.

Anotem aí: http://lariojaturismo.com