Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dica de Restaurante em Roma - O verdadeiro Fettuccine Alfredo!

Quem é fã de massas, não pode perder a oportunidade de ir a este restaurante!
Simplesmente é o restaurante onde o Fettuccine Alfredo foi inventado!


No Il Vero Alfredo, seu fettuccine é preparado (diz a lenda) pelo próprio Alfredo! Feito na manteiga, servido acompanhado de um bom vinho e de uma dupla de músicos, que circulam de mesa em mesa cantando músicas italianas. Imperdível!!!
Tenha a certeza de que vai ser o melhor fettuccine Alfredo que você já provou!
O cardápio contém a seguinte frase: "Do Alfredo original, onde você pode comer o melhor fettuccine do mundo, elaborado pelas mãos mágicas do próprio Alfredo, com as renomadas colher e garfo de ouro que lhe foram presenteados por Mary Pickford e Douglas Fairbanks".


O restaurante é caro (uma média de €90 - € 100,00 para um casal, incluindo uma garrafa de vinho), mas realmente vale a pena!

Para chegar, descer na estação de metrô Piazza Spagna. O restaurante está próximo, na Piazza Augusto Imperatore.

Caminhando por Roma (parte 4)

- Estádio Olímpico
Sede das Olimpíadas de 1960, o Estádio Olímpico tem capacidade de 72,698 espectadores e, hoje, é sede dos times S. S. Lazio e A. S. Roma. Infelizmente, o estádio não é aberto para visitações.



Para chegar, pegar o ônibus 910 na estação Termini e descer na parada final, Piazza Antonio Mancini. Depois é só atravessar um pequeno parque, passar por uma ponte e o estádio estará em frente.


- Ponte Milvio ou Ponte Molle
Construída inicialmente em 206 a. C., a Ponte Milvio passou por varias reconstruções ao longo dos anos. É a principal ponte que cruza o Rio Tibre.
Foi o local onde aconteceu a famosa Batalha da Ponte Milvio, em que o imperador romano Constantino derrotou seu rival mais poderoso.



Para os casais apaixonados, é um ponto turístico obrigatório! Isso porque, já há algum tempo, existe a tradição de que, para selar a união do casal, deve-se pendurar um cadeado na ponte e jogar a chave no rio. Existem pessoas vendendo cadeados, caso você esqueça o teu!



É impressionante a quantidade de cadeados que existem na ponte, de variados tamanhos, com o nome dos casais e data. Não perca a oportunidade de deixar o teu cadeado ali também!!!




- Piazza Venezia
No centro de Roma, a Piazza Venezia leva esse nome porque ali está o Palazzo Venezia (um museu de onde se pode ter uma bonita vista da praça). O palácio é uma das primeiras construções renascentistas de Roma e Mussolini já morou ali.


A Piazza Venezia é uma bela praça, está ao lado do Foro Romano e, em seu ponto central está o monumento Vittorio Emanuelle II, construído para celebrar a unificação da Itália.


- Piazza di Spagna
Com certeza, uma das mais bonitas e mais alegres praças de Roma. O ambiente é animado, colorido, com bastante artista de rua, restaurantes etc.

Nela está a fonte Fontana della Barcaccia e uma grande escadaria que leva à Igreja Trinità dei Monti. Ao lado da igreja está a área onde ficam os artistas, desenhistas e pintores. Na praça ainda está mais um dos obeliscos trazidos do Egito.




- Piazza Navona
Esta é uma das praças mais conhecidas de Roma, devido à sua beleza e às obras de arte que ali estão. Está localizada onde, no século I, existia o Estádio de Domiciano, utilizado para os jogos dos romanos e com capacidade estimada de 30 mil pessoas.


Nessa praça estão 3 fontes. A principal é a Fontana dei Quattro Fiumi (fonte dos quatro rios), localizada no centro da praça, que foi construída em 1651 com o objetivo de representar os 4 grandes rios: Nilo (África), Ganges (Ásia), Danúbio (Europa) e Rio da Prata (América).


Essa praça também tem um obelisco, artistas de rua e muitos restaurantes. Os restaurantes das praças são bem turísticos e geralmente caros. Você encontrará boas opções nas ruas que saem das praças ou no quarteirão atrás delas (são opções igualmente boas e mais econômicas).
Na Piazza Navoan está a Embaixada do Brasil.


- Pantheon de Roma
É um dos mais importantes e mais conservados templos romanos, construído em 27 a.C.. A palavra pantheon significa “dedicado a todos os deuses”.
Utilizado para abrigar os restos mortais dos romanos, o Pantheon foi, em 609, tornado uma igreja pelo Papa Bonifácio IV. Ali estão sepultados artistas romanos e alguns reis italianos. Aberto segundas a sábados, das 8h30 às 19h30, domingos, das 9h às 18h, e feriados, das 9h às 13h. Entrada gratuita.



quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Caminhando por Roma (parte 3)

IMPORTANTE:
Meninas: Não se pode entrar nas igrejas de saia curta, short, decote ou ombros descobertos. Se forem no verão, levem na bolsa uma canga ou um lenço para cobrir os ombros.
Meninos: A bermuda é aceitável, mas camiseta regata e boné não.

- Basílica San Giovanni in Laterano
É a catedral de Roma e a basílica mais antiga da cidade. Foi construída no século IV. É uma igreja bem bonita. Aberta diariamente, das 7h às 18h (até as 19h no verão). Entrada gratuita.

- Basílica San Pietro in Vincoli
O nome da igreja significa “São Pedro acorrentado” e foi construída na metade do século V para abrigar as correntes que prenderam São Pedro durante seu aprisionamento em Jerusalém. Esse é um dos principais atrativos da igreja.
Outro motivo que atrai os turistas é a estátua de Moisés, no interior da igreja, que foi feita por Michelangelo.
Por fora, a igreja é bem simples. Aberta diariamente, das 7h às 12h30 e das 15h30 às 18h. Entrada gratuita.

- Basílica Santa Maria Maggiore
Em estilo barroco, é uma das maiores basílicas de Roma. É utilizada pelo Papa para celebrar, anualmente em 15 de agosto, a Festa dedicada à Virgem.
Segundo a tradição, essa igreja foi construída no local onde, após uma aparição da Virgem, nevou em pleno verão. Por isso, durante a celebração anual, as pessoas costumas jogar pétalas de rosas brancas.
É uma das pouquíssimas igrejas que, no caso de você não estar com roupas adequadas para entrar, te oferece panos para cobrir-se. Vale a visita.
A igreja está aberta diariamente, das 7h às 20h. Entrada gratuita.


- Chiesa di Santa Maria Aracoeli
Esta igreja, que está ao lado da Piazza di Campidoglio, foi construída entre os séculos IV e VII. Seu interior está decorado com pinturas de Donatello e Andre Begno. Ela está no alto de um morro e possui uma escadaria de mármore de 122 degraus. Suba e tenha uma vista da cidade.

Caminhando por Roma (parte 2)

- Piazza del Campidoglio
Esta praça está numa colina, bem próxima ao Foro Romano, e foi projetada por Miquelangelo! Segundo a história, a nova praça foi construída a pedido do Papa Paulo III, que queria revitalizar a região, pois estava um pouco abandonada. Como foi em uma época em que a Igreja Católica já havia se tornado importante e influente na política da cidade, a praça foi construída com sua abertura em direção à Basílica de São Pedro, e não ao Foro Romano.
Nessa praça estão três importantes prédios: o Palazzo dei Conservatori, à direita, o Palazzo Nuovo, à esquerda, e o Palazzo Senatorio, ao fundo.


- Via Vittorio Veneto
É uma das ruas mais bonitas de Roma. Tranquila, agradável e cheia de lojas caras. É uma boa opção para caminhar em direção ao Parque Villa Borghese.


- Porta Pinciana
Roma era cercada por uma muralha, que possuía uma série de portas, as quais foram construídas pelos romanos com os objetivos de estratégia militar e controle de acesso à cidade. Algumas foram destruídas, mas muitas delas ainda estão espalhadas pela cidade. Uma delas é a Porta Pinciana, construída no início do século 5 e que, hoje, é uma das entradas para o Parque Villa Borghese.



- Parque Villa Borghese
É uma grande e bonita área verde, que corresponde ao segundo maior parque de Roma. Dentro do parque existe um lago, fontes e museus. Um dos principais museus é a Galeria Borghese, uma importante pinacoteca de Roma.Esse parque também foi criado por um membro da igreja católica, nesse caso o Cardeal Scipione Borghese, entre 1613 e 1615.



- Pontes do Rio Tíber
Esta é uma bonita região para um passeio. É logo em frente ao Vaticano, e são belas paisagens de pontes sobre o Rio Tibre. Na entrada do Vaticano também está o Castelo Sant’Angelo, que hoje é um museu.



- Gianicolo
Próximo à região do Vaticano e do Rio Tibre está o Morro Gianicolo, que oferece a melhor vista panorâmica da cidade. Nesse morro ocorreram as batalhas mais violentas entre romanos e franceses. A caminhada é puxada, e as estações de metrô mais próximas (ou menos distantes!) são a Otaviano ou a Lepanto.


Aqui estão dois monumentos importantes que atrairão a atenção principalmente dos gaúchos. O monumento em homenagem à Giuseppe Garibaldi, que teve importante papel militar e político na Itália e que participu das lutas romanas contra os franceses. Garibaldi morreu em 1882, em Caprera, onde está enterrado.


E o monumento em homenagem à Anita Garibaldi, que impressiona ainda mais porque embaixo do monumento está o seu túmulo (ela morreu em 1849). Ambos monumentos retratam as principais batalhas que o casal participou, entre elas a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul. O monumento da Anita tem, inclusive, uma homenagem do Governo do Brasil.

- Fontana di Trevi
É a maior, mais ambiciosa e mais famosa fonte de Roma. Em estilo barroco, tem 25,9m de altura e 19,8m de largura. Conseguir tirar uma boa foto na fonte é praticamente impossível! O local está sempre muito cheio de turistas, que costumam jogar uma moeda e fazer um pedido!



- Piazza del Popolo
É difícil dizer qual é a praça mais bonita de Roma, já que existem muitas e cada uma tem o seu charme. O certo é que a Piazza del Popolo vale uma visita!


Na Piazza del Popolo (ou "praça do povo") estão duas igrejas idênticas (uma delas está em reforma atualmente). As igrejas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli foram construídas, respectivamente, em 1679 e 1681.

Roma possui vários obeliscos trazidos do Egito, e o maior e mais antigo deles está no centro da Piazza Del Popolo. Tem 35 metros (contando com o pedestal) e data de 10 a.C..
Ao norte da praça está a Porta de Popolo, que foi construída em 1561, por Michelangelo e Vignola.