Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Caminhando por Roma (parte 2)

- Piazza del Campidoglio
Esta praça está numa colina, bem próxima ao Foro Romano, e foi projetada por Miquelangelo! Segundo a história, a nova praça foi construída a pedido do Papa Paulo III, que queria revitalizar a região, pois estava um pouco abandonada. Como foi em uma época em que a Igreja Católica já havia se tornado importante e influente na política da cidade, a praça foi construída com sua abertura em direção à Basílica de São Pedro, e não ao Foro Romano.
Nessa praça estão três importantes prédios: o Palazzo dei Conservatori, à direita, o Palazzo Nuovo, à esquerda, e o Palazzo Senatorio, ao fundo.


- Via Vittorio Veneto
É uma das ruas mais bonitas de Roma. Tranquila, agradável e cheia de lojas caras. É uma boa opção para caminhar em direção ao Parque Villa Borghese.


- Porta Pinciana
Roma era cercada por uma muralha, que possuía uma série de portas, as quais foram construídas pelos romanos com os objetivos de estratégia militar e controle de acesso à cidade. Algumas foram destruídas, mas muitas delas ainda estão espalhadas pela cidade. Uma delas é a Porta Pinciana, construída no início do século 5 e que, hoje, é uma das entradas para o Parque Villa Borghese.



- Parque Villa Borghese
É uma grande e bonita área verde, que corresponde ao segundo maior parque de Roma. Dentro do parque existe um lago, fontes e museus. Um dos principais museus é a Galeria Borghese, uma importante pinacoteca de Roma.Esse parque também foi criado por um membro da igreja católica, nesse caso o Cardeal Scipione Borghese, entre 1613 e 1615.



- Pontes do Rio Tíber
Esta é uma bonita região para um passeio. É logo em frente ao Vaticano, e são belas paisagens de pontes sobre o Rio Tibre. Na entrada do Vaticano também está o Castelo Sant’Angelo, que hoje é um museu.



- Gianicolo
Próximo à região do Vaticano e do Rio Tibre está o Morro Gianicolo, que oferece a melhor vista panorâmica da cidade. Nesse morro ocorreram as batalhas mais violentas entre romanos e franceses. A caminhada é puxada, e as estações de metrô mais próximas (ou menos distantes!) são a Otaviano ou a Lepanto.


Aqui estão dois monumentos importantes que atrairão a atenção principalmente dos gaúchos. O monumento em homenagem à Giuseppe Garibaldi, que teve importante papel militar e político na Itália e que participu das lutas romanas contra os franceses. Garibaldi morreu em 1882, em Caprera, onde está enterrado.


E o monumento em homenagem à Anita Garibaldi, que impressiona ainda mais porque embaixo do monumento está o seu túmulo (ela morreu em 1849). Ambos monumentos retratam as principais batalhas que o casal participou, entre elas a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul. O monumento da Anita tem, inclusive, uma homenagem do Governo do Brasil.

- Fontana di Trevi
É a maior, mais ambiciosa e mais famosa fonte de Roma. Em estilo barroco, tem 25,9m de altura e 19,8m de largura. Conseguir tirar uma boa foto na fonte é praticamente impossível! O local está sempre muito cheio de turistas, que costumam jogar uma moeda e fazer um pedido!



- Piazza del Popolo
É difícil dizer qual é a praça mais bonita de Roma, já que existem muitas e cada uma tem o seu charme. O certo é que a Piazza del Popolo vale uma visita!


Na Piazza del Popolo (ou "praça do povo") estão duas igrejas idênticas (uma delas está em reforma atualmente). As igrejas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli foram construídas, respectivamente, em 1679 e 1681.

Roma possui vários obeliscos trazidos do Egito, e o maior e mais antigo deles está no centro da Piazza Del Popolo. Tem 35 metros (contando com o pedestal) e data de 10 a.C..
Ao norte da praça está a Porta de Popolo, que foi construída em 1561, por Michelangelo e Vignola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário