Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Caminhando por Roma (parte 4)

- Estádio Olímpico
Sede das Olimpíadas de 1960, o Estádio Olímpico tem capacidade de 72,698 espectadores e, hoje, é sede dos times S. S. Lazio e A. S. Roma. Infelizmente, o estádio não é aberto para visitações.



Para chegar, pegar o ônibus 910 na estação Termini e descer na parada final, Piazza Antonio Mancini. Depois é só atravessar um pequeno parque, passar por uma ponte e o estádio estará em frente.


- Ponte Milvio ou Ponte Molle
Construída inicialmente em 206 a. C., a Ponte Milvio passou por varias reconstruções ao longo dos anos. É a principal ponte que cruza o Rio Tibre.
Foi o local onde aconteceu a famosa Batalha da Ponte Milvio, em que o imperador romano Constantino derrotou seu rival mais poderoso.



Para os casais apaixonados, é um ponto turístico obrigatório! Isso porque, já há algum tempo, existe a tradição de que, para selar a união do casal, deve-se pendurar um cadeado na ponte e jogar a chave no rio. Existem pessoas vendendo cadeados, caso você esqueça o teu!



É impressionante a quantidade de cadeados que existem na ponte, de variados tamanhos, com o nome dos casais e data. Não perca a oportunidade de deixar o teu cadeado ali também!!!




- Piazza Venezia
No centro de Roma, a Piazza Venezia leva esse nome porque ali está o Palazzo Venezia (um museu de onde se pode ter uma bonita vista da praça). O palácio é uma das primeiras construções renascentistas de Roma e Mussolini já morou ali.


A Piazza Venezia é uma bela praça, está ao lado do Foro Romano e, em seu ponto central está o monumento Vittorio Emanuelle II, construído para celebrar a unificação da Itália.


- Piazza di Spagna
Com certeza, uma das mais bonitas e mais alegres praças de Roma. O ambiente é animado, colorido, com bastante artista de rua, restaurantes etc.

Nela está a fonte Fontana della Barcaccia e uma grande escadaria que leva à Igreja Trinità dei Monti. Ao lado da igreja está a área onde ficam os artistas, desenhistas e pintores. Na praça ainda está mais um dos obeliscos trazidos do Egito.




- Piazza Navona
Esta é uma das praças mais conhecidas de Roma, devido à sua beleza e às obras de arte que ali estão. Está localizada onde, no século I, existia o Estádio de Domiciano, utilizado para os jogos dos romanos e com capacidade estimada de 30 mil pessoas.


Nessa praça estão 3 fontes. A principal é a Fontana dei Quattro Fiumi (fonte dos quatro rios), localizada no centro da praça, que foi construída em 1651 com o objetivo de representar os 4 grandes rios: Nilo (África), Ganges (Ásia), Danúbio (Europa) e Rio da Prata (América).


Essa praça também tem um obelisco, artistas de rua e muitos restaurantes. Os restaurantes das praças são bem turísticos e geralmente caros. Você encontrará boas opções nas ruas que saem das praças ou no quarteirão atrás delas (são opções igualmente boas e mais econômicas).
Na Piazza Navoan está a Embaixada do Brasil.


- Pantheon de Roma
É um dos mais importantes e mais conservados templos romanos, construído em 27 a.C.. A palavra pantheon significa “dedicado a todos os deuses”.
Utilizado para abrigar os restos mortais dos romanos, o Pantheon foi, em 609, tornado uma igreja pelo Papa Bonifácio IV. Ali estão sepultados artistas romanos e alguns reis italianos. Aberto segundas a sábados, das 8h30 às 19h30, domingos, das 9h às 18h, e feriados, das 9h às 13h. Entrada gratuita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário