Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Conhecendo Madri! (parte 1)

O melhor ponto de partida para conhecer Madri é, sem dúvida, a Puerta del Sol.

Puerta Del Sol
Trata-se de uma grande e popular praça onde, antigamente, era a entrada principal da cidade.

Aqui encontra-se o monumento que é o principal símbolo de Madri: El Oso y El Madroño, que nada mais é que um urso junto a uma árvore da fruta blueberry. Destaque, também para a Casa de Correos, construído no século 19 e famoso por seu relógio, na fachada principal.

Curiosidade: Na Puerta Del Sol está o quilômetro 0 das estradas espanholas!

Plaza Mayor
Uma das ruas que saem da Puerta del Sol é a Calle Mayor. Com muitas lojas de roupas e souvenirs, essa rua nos leva até a Plaza Mayor.
Outra praça muito importante em Madri, a Plaza Mayor possui uma arquitetura impressionante.

A origem dessa praça data do século 15. Ao longo de sua existência, sofreu 3 incêndios, sendo sua última reconstrução em 1854. Foi palco de muitos acontecimentos históricos. Hoje é repleta de turistas e de cafés e, no mês de dezembro, promove a feira de natal.

Curiosidade: Na Plaza Mayor cabem 50 mil pessoas!

Plaza de la Villa
Voltando à Calle Mayor e seguindo por ela, chegaremos a Plaza de la Villa. É uma pequena praça onde se encontra a Prefeitura de Madrid.

Catedral de Almudena
Próximo à Plaza de la Villa está a principal igreja de Madri. De frente para o Palácio Real, a Catedral de Almudena começou a ser construída em 1883 e demorou 100 anos para ser concluída.

Em 1993, o Papa João Paulo II consagrou a catedral, que passou a ser a primeira catedral espanhola a ser consagrada por um papa.

Aqui se casaram o Príncipe Felipe e a Princesa Letízia, em 2004.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os Encantos da Capital Espanhola!

Finalmente, trago informações sobre Madri, a capital da Espanha! A maior e mais populosa cidade do país também é a terceira cidade mais populosa da Europa (ficando atrás apenas de Berlim e Londres)! E isso se nota. Madri é bastante agitada e com uma vida noturna bem animada.
Caminhar por seu centro histórico é se perder na história espanhola e conhecer um pouco mais suas tradições.

Como chegar:
Madri conta com um aeroporto que opera vôo nacionais e internacionais – Aeroporto de Barajas – que está a 15km do centro da cidade. Desde o aeroporto você pode pegar um taxi, ônibus (leva 30 minutos até o centro) ou o metrô (linha 8), que possui duas paradas no aeroporto, sendo uma para os terminais 1,2 e 3, e outra para o terminal 4.

Se você vem de outra cidade espanhola, uma boa opção de transporte é o trem AVE. Ele opera nas principais cidades do país, como Barcelona, Bilbao, Sevilha, Valencia, Córdoba, Málaga, San Sebastián e Pamplona. Para consultar horários e preços, acesse www.renfe.es/ave/.


Quando visitar:
Madri é animada no inverno e no verão e, portanto, pode ser visitada em qualquer época do ano. É importante lembrar que os meses de alta temporada e, portanto, mais caros, são junho, julho, agosto e dezembro (entre festas de natal e ano novo).
Sobre o clima, é uma cidade bastante quente no verão, mas também bastante fria no inverno (com temperaturas abaixo de OºC e ocasionalmente neve).


Onde ficar:
Deixo aqui uma ótima dica de hostel. Com uma localização espetacular, o hostel Cervelo se encaixa no padrão bom e barato! O Hotel está na Rua Atocha, 43, bem no centro histórico, próximo da maioria dos pontos turísticos e, principalmente, em uma região de bares, restaurante e baladas. As diárias não incluem café da manhã, mas uma padaria bem ao lado do hostel compensa esse inconveniente. Consulte o site oficial do Hostel Cervelo: http://www.hostalcervelo.com/.


Circulando:
A melhor maneira de conhecer Madri é caminhando. Com um mapa na mão, tudo fica muito prático e fácil. Em 3 dias se pode conhecer os pontos turísticos da cidade com tranqüilidade.
Além disso, Madri possui uma boa e eficiente rede de metrô, que facilita bastante. O preço de um bilhete único é de € 1,00. Para lugares mais afastados, como o Estádio Santiago Bernabeu ou a Plaza de Toros, é o meio de transporte mais recomendado.
Mapa do metrô: http://www.metromadrid.es/export/sites/metro/comun/documentos/planos/Planoespsincorte08.pdf.


Informações Turísticas:
O Centro de Informação Turística de Madri está na Praça Mayor, 27. Aberto diariamente, das 9h30 às 20h30. Mapa gratuito da cidade você também consegue na recepção dos hotéis.