Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Descubrindo Praga (parte 2)

Charles Bridge
Famosa, a Charles Bridge é a ponte mais antiga de Praga, atravesando o Rio Vltava e unindo a cidade velha à região do castelo. Construída em 1357, foi a única ponte de Praga até 1841.

A ponte (linda e com uma vista melhor ainda) tem 516 metros de comprimento e 10 metros de largura. Está apoiada em 16 arcos e possui três torres (duas na parte antiga e uma no bairro do castelo). É decorada por 30 estátuas de santos. Entre elas, uma atrai mais a atenção dos turistas: a estátua de São João que, segundo a lenda, se tocada atrai sorte!

Além das estátuas, várias barraquinhas de artesanato tomam conta da ponte. Recomendo passar por aqui durante o dia e, também, a noite, pois o castelo fica iluminado e é uma vista muito bonita!
Castelo de Praga
Surpreenda-se, mas o Castelo de Praga é uma área com um monte de pontos turísticos, menos um castelo como aqueles que costumamos a imaginar! É um complexo no alto de uma colina na margem esquerda do rio Vltava. Antigamente habitado pelos reis, hoje é local de residência presidencial. Entre os locais a serem visitados no castelo, estão o Antigo Palácio Real, a basílica Sv. Jiri, a catedral Sv. Vita e a rua Golden Lane.
A área do castelo é gratuita e aberta para visitação diariamente, de novembro a março, das 9h às 16h, e de abril a outubro, das 9h às 18h. Porém, para entrar nas atrações, deve-se pagar. Existem 2 tipo de ingressos integrados: o Prague Castell Long Tour (inclui Old Royal Palace, 'The Story of Prague Castle' Exhibition, St. George's Basilica, St. George's Convent - National Gallery, Golden Lane & Daliborka Tower, Prague Castle Picture Gallery, Powder Tower, St. Wenceslas Vineyard), que custa 350czk/175 para estudantes de até 26 anos; e o Prague Castell Short Tour (inclui Old Royal Palace, St. George's Basilica, Golden Lane & Daliborka Tower, St. Wenceslas Vineyard, Powder Tower), que custa 250czk/125 para estudantes de até 26 anos.

Mais informações no site official: http://www.hrad.cz/en/prazsky_hrad/vstupenky.shtml

Old Royal Palace
O palácio foi construído sobre um palácio romano e abrigou a família real até o século 16. Em 1541, foi destruído por um incêndio, e sua contrução atual data do século 18. Você pode visitar as diversas salas, inclusive o salão onde os reis eram coroados. Também pode ver a troca da guarda, diariamente às 12h.

Basílica Sv. Jiri (ou St. George)
Trata-se da segunda igreja mais antiga de Praga. A basílica data de 920, mas sua fachada foi modernizada no século 17. A parte antiga e preservada da igreja encontra-se no seu interior. A igreja oferece frequentemente concertos de música clássica, já que possui uma excelente acústica. Aberta de novembro a março, das 9 às 16h, e de abril a outubro, das 9h às 17h.

Catedral Sv. Vita (ou St. Vitus)
É simplesmente a maior e mais importante igreja da República Tcheca. A catedral Sv. Vita tem 124 metros de comprimento e sua torre tem quase 100 metros de altura. Nela estão enterrados os reis e príncipes tchecos. Dentro da igreja, destacamos a Capela de São Venceslau, que compreende mais de 1000 pedras semi-preciosas. A entrada é gratuita, a fila é enorme, mas costuma ser rápida! Aberta de novembro a fevereiro, de segunda a sábado, das 9h às 16h, e domingos, das 12h às 16h; de março a outubro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e domingos, das 12h às 17h.

Golden Lane
Pegando un desvio à esquerda da Basílica Sv. Jiri, você encontrará vários turistas indo para o mesmo local: Golden Lane. É um rua estreita cheia de casinhas coloridas, que antigamente eram habitadas pelos trabalhadores do castelo e, hoje, são lojinhas de souvenir. A casa número 22 pertenceu a Franz Kafka, um dos maiores escritores de ficção, que nasceu e morreu em Praga.

Atenção: Para passar por essa rua tem que ter o ingresso integrado ou comprar o ticket no local.

Quer saber mais sobre Kafka? http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Descubrindo Praga (parte 1)

Praga é uma cidade grande, com muita coisa para ver. Dividida em distritos (Praga 1, Praga 2 etc), recomendaria estar por aqui uns 4 dias.
Começamos as dicas pelo centro histórico e principal ponto de partida para conhecer a cidade.

Staroměstské náměstí
Também conhecida como Old Town Square, é a praça principal do centro histórico de Praga. A praça é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é rodeada de prédios e igrejas. Aqui, tudo acontece! Desde tempos, essa praça presencia os principais acontecimentos da cidade. Está sempre lotada de turistas e aqui acontece uma festa bem animada no ano novo!

No centro da praça está o monumento Jan Hus, construído em 1915 em comemoração dos 500 da morte do líder religioso Jan Hus.


Staroměstské Radnice
Um dos principais prédios da Old Town Square é a Antiga Prefeitura Municipal. A principal atração do prédio fica por conta de um espetacular relógio astronômico, localizado na parede sul da prefeitura. Esse relógio, construído em 1410, oferece uma “dança dos apóstolos” a cada hora, entre às 9h e às 21h, além do mostrar a hora, dia, mês, posição da terra e da lua, fase da lua e estação do ano.
Se quiser, também é possível subir na torre do relógio e apreciar a vista da praça e do centro histórico. Aberto das 9h às 18h, preço aproximado de 70czk.

Týn Church
Outra construção importante localizada na Old Town Square. A Týn Church foi a igreja mais importante da parte antiga da cidade. Construída em 1256, suas torres possuem 80 metros de altura e não são idênticas, representando o homem e a mulher.

A entrada principal da igreja fica entre umas casas que foram construídas em frente a ela. Dentro da Týn Church está a tumba de Tycho Brahe, astrônomo dinamarquês.
Aberta de terça a sábado, das 10h às 13h e das 15h às17h.

Staronova Synagoga
Localizada no bairro Josefov, um antigo bairro judeu, a Staronova é a mais antiga sinagoga da Europa ainda em funcionamento, em atividade há mais de 700 anos e com uma única interrupção: entre 1941 e 1945, devido à ocupação nazista. Aberta de novembro a março, das 9h30 às 17h, e de abril a outubro, das 9h30 às 18h. Fechada aos sábados e feriados judaicos. Entrada 200czk.

Old Jewish Cemitery
Fundado na metade do século 15 é, juntamente com a sinagoga Staronova, um dos monumentos mais importantes referentes aos judeus de Praga. É simplesmente impressionante e dispensa palavras.
A tumba mais antiga data de 1439 (está identificada) e pertence a um poeta. Hoje, abriga cerca de 12 mil sepulturas. Mesmo tendo sido ampliado diversas vezes, o cemitério não de conta da quantidade de mortos em função da perseguição nazista, o que resultou em um semitério de lápides sobrepostas. Com certeza, é um monumento que representa o impactante e destruidor resultado da II Guerra Mundial.
O cemitério fica dentro de um complexo chamado Museu Judaico de Praga, que vale a pena ser visitado. O ingresso é integrado e custa 300czk. Aberto de novembro a março, das 9h às 16h30, e de abril a outubro, das 9h às 18h. Fechado aos sábados e em feriados judaicos.

Dentro da área do museu existem 4 sinagogas. Recomendo visitar a Pinkas Sinagoga, que foi convertida em um memorial aos judeus mortos na II Guerra Mundial. Nas paredes dessa sinagoga, estão escritos os nomes e data de nascimento e morte de 77.297 judeus que morreram nos campos de concentração . Na parte superior da sinagoga está uma exposição de desenhos de crianças que ficaram presas no campo de concentração de Theresienstadt (61km ao noroeste de Praga), entre 1942 e 1944. Estima-se que cerca de 8 mil crianças com menos de 15 anos foram enviadas aos campos de concentração, das quais apenas 242 sobreviveram.

Site oficial: http://www.jewishmuseum.cz/en/info_pt.php