Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Descubrindo Praga (parte 1)

Praga é uma cidade grande, com muita coisa para ver. Dividida em distritos (Praga 1, Praga 2 etc), recomendaria estar por aqui uns 4 dias.
Começamos as dicas pelo centro histórico e principal ponto de partida para conhecer a cidade.

Staroměstské náměstí
Também conhecida como Old Town Square, é a praça principal do centro histórico de Praga. A praça é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é rodeada de prédios e igrejas. Aqui, tudo acontece! Desde tempos, essa praça presencia os principais acontecimentos da cidade. Está sempre lotada de turistas e aqui acontece uma festa bem animada no ano novo!

No centro da praça está o monumento Jan Hus, construído em 1915 em comemoração dos 500 da morte do líder religioso Jan Hus.


Staroměstské Radnice
Um dos principais prédios da Old Town Square é a Antiga Prefeitura Municipal. A principal atração do prédio fica por conta de um espetacular relógio astronômico, localizado na parede sul da prefeitura. Esse relógio, construído em 1410, oferece uma “dança dos apóstolos” a cada hora, entre às 9h e às 21h, além do mostrar a hora, dia, mês, posição da terra e da lua, fase da lua e estação do ano.
Se quiser, também é possível subir na torre do relógio e apreciar a vista da praça e do centro histórico. Aberto das 9h às 18h, preço aproximado de 70czk.

Týn Church
Outra construção importante localizada na Old Town Square. A Týn Church foi a igreja mais importante da parte antiga da cidade. Construída em 1256, suas torres possuem 80 metros de altura e não são idênticas, representando o homem e a mulher.

A entrada principal da igreja fica entre umas casas que foram construídas em frente a ela. Dentro da Týn Church está a tumba de Tycho Brahe, astrônomo dinamarquês.
Aberta de terça a sábado, das 10h às 13h e das 15h às17h.

Staronova Synagoga
Localizada no bairro Josefov, um antigo bairro judeu, a Staronova é a mais antiga sinagoga da Europa ainda em funcionamento, em atividade há mais de 700 anos e com uma única interrupção: entre 1941 e 1945, devido à ocupação nazista. Aberta de novembro a março, das 9h30 às 17h, e de abril a outubro, das 9h30 às 18h. Fechada aos sábados e feriados judaicos. Entrada 200czk.

Old Jewish Cemitery
Fundado na metade do século 15 é, juntamente com a sinagoga Staronova, um dos monumentos mais importantes referentes aos judeus de Praga. É simplesmente impressionante e dispensa palavras.
A tumba mais antiga data de 1439 (está identificada) e pertence a um poeta. Hoje, abriga cerca de 12 mil sepulturas. Mesmo tendo sido ampliado diversas vezes, o cemitério não de conta da quantidade de mortos em função da perseguição nazista, o que resultou em um semitério de lápides sobrepostas. Com certeza, é um monumento que representa o impactante e destruidor resultado da II Guerra Mundial.
O cemitério fica dentro de um complexo chamado Museu Judaico de Praga, que vale a pena ser visitado. O ingresso é integrado e custa 300czk. Aberto de novembro a março, das 9h às 16h30, e de abril a outubro, das 9h às 18h. Fechado aos sábados e em feriados judaicos.

Dentro da área do museu existem 4 sinagogas. Recomendo visitar a Pinkas Sinagoga, que foi convertida em um memorial aos judeus mortos na II Guerra Mundial. Nas paredes dessa sinagoga, estão escritos os nomes e data de nascimento e morte de 77.297 judeus que morreram nos campos de concentração . Na parte superior da sinagoga está uma exposição de desenhos de crianças que ficaram presas no campo de concentração de Theresienstadt (61km ao noroeste de Praga), entre 1942 e 1944. Estima-se que cerca de 8 mil crianças com menos de 15 anos foram enviadas aos campos de concentração, das quais apenas 242 sobreviveram.

Site oficial: http://www.jewishmuseum.cz/en/info_pt.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário