Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Caminhando por Roma (Parte 1)

Todos os caminhos nos levam às ruínas do antigo império romano. E o primeiro ponto quase sempre é o Coliseu!

- Coliseu
O principal símbolo do império romano foi construído nos anos 70 d.C., numa região central de Roma. Seu nome deve-se à sua grandiosa dimensão, que tinha capacidade para cerca de 70 mil espectadores.



Ali, aconteciam variados espetáculos e, o mais famoso deles, a luta entre gladiadores. Tradicionalmente, os gladiadores lutavam contra animais. A arena possuía um piso de madeira, que era coberto por areia para que esta absorvesse o sangue dos combates. Abaixo do piso (como pode ser visto nas fotos) estavam as jaulas com os animais.

A platéia era hierarquicamente dividida, conforme a altura de cada anel do coliseu. Dessa forma, ficavam mais próximos do espetáculo os imperadores e nobres, seguidos por pessoas com profissões consideradas mais importantes, depois por profissões menos importantes e, no anel mais alto, ficavam as mulheres. O nível social também impactava na qualidade dos andares, sendo os mais importantes com materiais mais nobres e cadeiras mais confortáveis, até os menos nobres (nesse caso as mulheres), que nem sequer tinham onde sentar (ficavam horas em pé para ver o espetáculo). Independentemente disso, só o fato de conseguir estar dentro do coliseu já era algo importante.

Ao longo dos anos, o Coliseu foi saqueado (roubaram todos os materiais nobres utilizados em sua construção) e perdeu parte do seu anel superior. É o principal ponto turístico de Roma e, em 2007, foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
A fila é impressionantemente gigantesca, e acredito que seja assim em qualquer época do ano.



DICA: Pode-se comprar a entrada antecipadamente pela internet. O ticket é integrado, ou seja, com o mesmo ticket você visita o Coliseu, o Palatino e o Foro Romano (estão um ao lado do outro). Para compra online, indico o site www.omniticket.it. Minha sugestão é comprar o tour guiado, pois realmente vale a pena, te dá uma boa noção de como funcionavam as coisas. O preço do ticket (com o tour guiado) é de € 17,50.

O Coliseu abre diariamente, das 9h até 1h antes do sol se por (varia entre 16h30 e 19h30 ao longo do ano).

DICA DE FILME: Um ótimo filme, que conta de uma forma “romantizada” a época dos gladiadores em Roma é O Gladiador. O filme é muito bom, dá pra ter uma idéia de como funcionava o império romano e os combates no Coliseu.



- Palatino
É uma colina, local exato onde a cidade de Roma começou. Hoje, abriga ruínas das casas dos imperadores. Já ouviu falar no Rômulo e Remo? Pois, segundo a lenda, foi no Palatino que eles foram encontrados.

Rômulo e Remo: A história completa pode ser encontrada facilmente na internet. Em resumo, Rômulo e Remo foram os filhos da princesa Réia Sílvia, os quais o Rei Amúlio ordenou que fossem mortos. Seu servo não teve coragem de matar as crianças e as deixou em uma cesta no Rio Tibre. Segundo a lenda, Rômulo e Remo sobreviveram porque foram alimentados por uma loba. Tempos depois, os gêmeos foram encontrados por um casal, que os criaram. Quando cresceram, tiveram uma forte discussão, na qual Rômulo matou seu irmão Remo, fundou Roma (daí vem o nome da cidade) e foi o primeiro Rei da cidade. Existem esculturas (como a da fotos abaixo) espalhadas por vários locais de Roma.


- Foro Romano
Foi o principal ponto de encontro de Roma, o centro da vida política religiosa e comercial da cidade. A área é bem grande, com muitas ruínas. A mais conservada ruína é a de uma igreja, a Basílica de Constantino. Vale o passeio. O horário de abertura é igual ao do Coliseu.






- Arco de Constantino
Está entre o Coliseu e o Palatino. Com 21 metros de altura, foi construído em homenagem à vitória de Constantino I durante uma batalha, em 312 d.C. Está bem conservado e você consegue uma foto bem bonita estando no Coliseu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário