Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dica - Bodega Marqués de Riscal!

Em um município de La Rioja chamado Elciego, está localizada uma importante bodega, que vale uma visita!

A Bodega Marqués de Riscal, datada de 1858, é um verdadeiro complexo. Além da bodega, seu interior abriga um luxuoso hotel, dois restaurantes, SPA e um centro de eventos!

Além de produzir excelentes vinhos, a bodega Marqués de Riscal de La Rioja é conhecida pelo design moderno de seu hotel, que foi desenhado pelo famoso arquiteto Frank O. Gehry (o mesmo que desenhou o museu Gugghenheim, em Bilbao – Espanha). As formas e cores do hotel remetem às formas das parreiras e a cor do vinho.

As visitas a bodega são guiadas, bem explicativas, começando pela fermentação das uvas até a degustação final de alguns vinhos. Por ser a primeira bodega do grupo, a bodega de Elciego é um verdadeiro museu sobre a história dos vinhos Marqués de Riscal.

Destaque para o que eles chamam de “A Catedral”: É um local cuidadosamente ambientado (com temperatura e luz apropriadas) para guardar uma coleção única composta por garrafas de todas as safras produzidas desde 1862! Segundo conta o guia, para convencer o arquiteto Frank O. Gehry a desenhar o hotel da bodega, eles abriram uma garrafa de vinho (tirada da Catedral) do mesmo ano em que Frank nasceu (1929), e o vinho estava conservado!

Outra curiosidade da Bodega Marqués de Riscal: Anualmente eles enviam uma cortesia ao rei da Espanha, o Rei D. Juan Carlos I, de 6 barricas (cada barril tem 225 litros) do melhor vinho produzido na safra!

Para visitar, deve-se fazer reserva. As visitas acontecem diariamente, em diferentes horários, durando 1h30. O preço é € 10,00.

Reservas poder ser feitas por telefone (+34 945 180 888) ou por e-mail (marquesderiscal@luxurycollection.com)
Site oficial: www.marquesderiscal.com

PROVE!
Vinho Marqués de Riscal Gran Reserva 1999*

Para a elaboração de Gran Reservas, Riscal combina as melhores uvas de vinhas de mais de 30 anos. Este vinho permanece entre dois anos e meio e três anos em barricas de carvalho americano, além de outros três anos na garrafa antes de ser comercializado. Esse vinho é ideal para acompanhar pratos de carnes vermelhas, queijos e todos os tipos de assados. Temperatura ideal entre 16 e 18ºC.
Cor escuro intenso, mostrando seus tons avermelhados somente na borda da taça.
Em boca, aroma balsâmico inicial, que se suaviza ao redor e embaixo da língua.

*Texto disponível no site oficial da Marqués de Riscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário