Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

sábado, 21 de agosto de 2010

Dica de Leitura: A Sombra do Vento!

Hoje deixo registrada uma grande dica para quem curte ler.

Se você já esteve em Barcelona ou pretende estar, leia o livro A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón. Essa espetacular obra foi sucesso absoluto na Espanha e na Europa, além de ter consagrado o autor como uma grande revelação.

A Sombra do Vento é um livro escrito de forma poética e meio irônica, rico em detalhes. Como o livro é longo (são 565 páginas), pode parecer de difícil leitura no começo. Porém, sua história com uma mistura de aventura, romance e, acima de tudo, de suspense, torna o livro viciante!

Isso tudo dentro de um cenário especial: Barcelona de 1945-55! É aí que o livro se torna ainda mais atrativo. Grande parte da história e o dia-a-dia de seus personagens se passa no bairro Gótico de Barcelona, em locais como a Calle Santa Anna, a praça da Catedral, o Restaurante Els Quatre Gats, etc... Passar por esses lugares após ler A Sombra do Vento é se sentir dentro do livro, como um participante da história!

Na sequência, deixo a sinopse do livro e algumas fotos dos "cenários" da história!

Sinopse (texto do site http://www.sinopsedolivro.com/):

'A sombra do vento' é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível; em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu.
Bairro Gótico

Catedral de Barcelona

Praça Felipe Neri
Passagem na Praça Felipe Neri

Entrada para a Praça Felipe Neri

Palau de la Generalitat

Restaurante Els Quatre Gats: o restaurante mais tradicional de Barcelona

Restaurante Els Quatre Gats

Bairro Gótico

Passagem ao lado da Catedral

Calle Santa Anna: onde morava o protagonista do livro.

Calle Santa Anna

Portal del Angel

2 comentários:

  1. Impressionante as fotos!! O estilo gótico é envolvente e dá um ar de nobreza!!

    Lindo mesmo!!

    ResponderExcluir