Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Florença - Parada obrigatória na região da Toscana!

Considerada por muitos como uma das cidades mais belas do mundo, Florença é a capital da região da Toscana. Além de sua beleza, é conhecida por ser o cenário de obras de muitos artistas do Renascimento, entre eles Michelangelo, Donatelo, Raphael e Leonardo da Vinci.
É, também, a cidade natal de Dante Alighieri, autor da famosa obra literária “Divina Comédia”.
Seu centro histórico é, como a maioria das cidades medievais, contornado por uma muralha, e foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1982.

Como chegar:
Florença possui um aeroporto, o Aeroporto Américo Vespucci, que está a apenas alguns quilômetros de Florença e é conectado ao centro da cidade por um ônibus da empresa SITA, que sai a cada 30 minutos. Poucos voos chegam nesse aeroporto e, a maioria dos que chegam, são voos domésticos.

Isso faz com que o aeroporto principal para chegar em Florença seja o Aeroporto Galileo Galilei, em Pisa, que é o principal aeroporto da Região Toscana e que recebe muitos voos nacionais e internacionais. Para chegar em Florença desde o Aeroporto de Pisa, que está a 84km, você pode utilizar o trem ou o ônibus. O trajeto demora 1h e o destino final é a Estação de Firenze Santa Maria Novella (principal estação da cidade).

Agora, se você está em outra cidade da Itália, em Roma por exemplo, a melhor maneira de chegar a Florença é de trem. Os trens de Roma a Florença saem quase de hora em hora e o trajeto demora 1h30. Outra opção é alugar um carro e aproveitar o caminho para conhecer a região dos vinhos Chianti (veja o post “Estrada Chiantigiana”).

IMPORTANTE:
Para quem vai de carro, apenas moradores de Florença podem entrar com carro no centro histórico (tudo que está dentro da região contornada pela muralha). Existem câmeras controlando o acesso e entrar ali significa receber uma multa!
Turistas devem deixar o carro em estacionamentos fora dessa região.

Quando visitar:
Acredito que os melhores meses para se visitar Florença são abril, maio e setembro, meses em que as temperaturas são quentes (mas não insuportáveis) e que são menos abarrotados de turistas, já que não compreendem à alta temporada.

Quantos dias ficar em Florença:
Com um dia (1 ½ dia se você quiser visitar muitos museus) é possível conhecer tranquilamente todos os principais pontos de Florença. Recomendaria passar um dia, para visitar os pontos turísticos, e uma noite, para conhecer o ambiente noturno de Florença e jantar em alguma trattoria.

Onde ficar:
Quanto mais próximo à estação de trem, mais barato. Quanto mais próximo ao centro histórico, mais caro. Abaixo, uma dica de hostel, estilo Bed & Breakfast.

Hotel Benvenuti: Prédio com elevador, bem localizado (na região central, próximo de restaurantes), com café da manhã bem satisfatório incluído no preço, funcionários simpáticos e atenciosos. Oferecem mapa e acesso à internet. Diárias a partir de € 20,00 por pessoa (para quartos com banheiro) e a partir de € 8,00 por pessoa (para quartos compartilhados e banheiro no corredor).
Endereço: Via Cavour n° 112.

Para reservar esse hotel ou buscar outras opções: www.hostelsclub.com

Circulando:

A melhor maneira de conhecer Florença é caminhando. A cidade não é tão grande e os pontos turísticos são pertos uns dos outros.

Informações Turísticas:
Os principais centros de informação ao turista estão na Via Cavour 1r (ao norte da Duomo) e na estação de trem Santa Maria Novella (próximo à plataforma 16).

Acompanhe as atualizações do Blog Por Onde Andei no Twitter!
http://twitter.com/Porondeandei

5 comentários:

  1. Adorei suas dicas.
    Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, suas dicas!!
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por andarem por aqui! Voltem sempre!!

    ResponderExcluir
  4. hoje visitei uma parte de firenze, amanha vou visitar esta parte que aqu iesta indicado , muito bacana,,.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ROSMARI MAINO, ARARANGUA, SANTA CATARINA, BRASIL, ESTOU EM PRATO, ITALIA,.,.,.,sexta-feira, 07 fevereiro, 2014

      Florença è maravilhosa,, linda e mundialmente conhecida no mundo da moda e da arte,.,.,,amei, falei antes que vou visita os pontos que aqui conheci, obrigado pelas dicas.,.,.,

      Excluir