Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que ver em Amsterdam (parte 4)

Anne Frank`s House
A Casa de Anne Frank é, sem dúvida, uma das principais e mais interessantes atrações de Amsterdam. Anne Frank foi uma das milhões de vítimas da perseguição aos judeus na Segunda Guerra Mundial. Ela inicialmente residia na Alemanha e, por segurança, a família Frank, de origem judaica, se mudou para Amsterdam. Em 1940, a Alemanha invadiu os Países Baixos e os judeus tiveram que fugir ou se esconder. A família Frank tentou escapar dessa perseguição escondendo-se num Anexo onde passariam a viver. A família Frank (pai, mãe e duas filhas) se mudaram para o esconderijo em 6 de julho de 1942. Mais tarde, uma outra família também passou a viver com eles.
A casa (onde hoje é o museu) dividia-se em duas partes: a parte da frente, onde era a empresa de Otto Frank, e os fundos, onde era o esconderijo. Ali a família viveu cerca de dois anos, quando foi descoberta pelos nazistas e enviada aos campos de concentração. Todos morreram, exceto o pai, Otto Frank. Os móveis do esconderijo deles haviam sido confiscados pelos nazistas, e Otto Frank decidiu manter o local vazio. Foi o pai de Anne, também, quem publicou o diário da filha, que se tornou Best-seller, com mais de 13 milhões de exemplares vendidos e tradução em cerca de 50 idiomas. O diário começou a ser escrito por Anne quando eles se mudaram para o Anexo e conta a vida deles no esconderijo e a angústia de ser constantemente perseguido.
Aberta desde 1960, hoje a Casa da Anne Frank é um dos pontos turísticos mais procurados, e as filas são longas! Mesmo assim, não deixe de visitá-la. Uma boa opção é comprar a entrada antecipadamente pela internet. O site oficial é o www.annefrank.org. Aberto de 15 de março a 14 de setembro, das 9h às 21h, julho e agosto, das 9h às 22h, e de 15 de setembro a 14 de março, das 9h às 19h. (última admissão 30 minutos antes do horário em que fecha o museu). Entrada €8,50.

Jordaan

A Casa da Anne Frank está localizada num bairro chamado Jordaan, um local tradicional de Amsterdam e cheio de casinhas típicas. Ali estão muitas galerias de arte e restaurantes. O nome do bairro significa Jardim, e muitas ruas ali têm nomes de flores e árvores. Vale a pena dar uma caminhada por essa região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário