Bem-vindo (a)!

Por onde andei oferece dicas e roteiros de viagens baseados em experiências vividas pela autora. Boa leitura e boa viagem!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pisa e sua famosa Torre!

Terra de Galileu Galilei, Pisa é uma cidade bem pequena e agradável. Os pontos turísticos não são muitos (a cidade atrai basicamente por sua Torre) e pode ser tranquilamente vista em meio dia (1 dia para quem for entrar na igreja e no Camposanto).


Para chegar:
Pisa possui o principal aeroporto da região Toscana, o Aeroporto Galileo Galilei, que está a apenas alguns minutos de trem ou de ônibus (linha 7) da estação central da cidade.
De carro, Pisa está a, aproximadamente, 1h30 de Florença.
IMPORTANTE: Assim como em Florença, apenas moradores de Pisa podem entrar com carro no centro histórico (tudo que está dentro da região contornada pela muralha). Existem câmeras controlando o acesso e entrar ali significa receber uma multa! Turistas devem deixar o carro em estacionamentos fora dessa região.

Onde ficar:
Pisa é um pouco mais barata que Florença. A região mais cara é a que está mais próxima do centro histórico. Abaixo, uma dica de Hotel Bed & Breakfast.
B&B Arcobaleno: Localizado fora do centro histórico (10 minutos a pé da Torre de Pisa), mais bem próximo, é uma opção ótima para quem vai ou não de carro. Os quartos são reformados e o valor inclui café da manhã. Não é dos mais baratos, ainda mais se for na alta temporada (agosto), mas é certeza de bom atendimento e serviços.
Para reservar esse hotel ou buscar outras opções: www.hostelsclub.com

Circulando:
Sem dúvida alguma, a melhor forma de conhecer a cidade é a pé. As distâncias são curtas e os pontos turísticos são concentrados.

O que ver:


- Piazza dei Miracoli
É o coração da cidade de Pisa. Nesta praça estão os seguintes pontos turísticos: a Torre de Pisa, a Duomo, o Battistero e o Camposanto. É, sem dúvida, o primiero lugar que você deve ir quando chegar em Pisa!


- Duomo
Enorme basílica medieval, cuja construção iniciou-se em 1064. A porta de bronze que está de frente para a Torre foi construída por Pisano (o mesmo criador da Torre). Já a porta principal da igreja foi reconstruída, após um incêndio, por Giambologna. Aberta diariamente das 10h às 13h e das 14h às 17h (de novembro a fevereiro), das 10h às 19h30 (em março e outubro), e das 10h às 20h (de abril a setembro). Entrada € 2,00.


- Battistero
Local onde eram realizados os batizados. É uma construção de mármore na qual se pode subir até a cúpula. É famoso por sua excelente acústica.

- Camposanto
Após um incêndio, em 1944, foi inteiramente reconstruído. Trata-se de uma grande área onde estão enterradas as principais personalidades de Pisa.

- Torre de Pisa
A famosa Torre inclinada é o ponto imperdível da cidade. Essa torre, criação do senhor Pisano, desde sempre foi problemática. Sua construção iniciou-se em 1173, e logo começou a inclinar. São cerca de 5 metros de inclinação, que aumentavam em uma proporção de 1cm ao ano. Para que ela não seguisse inclinando, um grande reforma foi feita entre 1990 e 2001.

A Torre de Pisa tem 55,8 metros de altura, e é possível subir até o topo. Aí temos um grande dilema: essa Torre é simplesmente a torre com a entrada mais cara do mundo (é mais cara que a Torre Eiffel!) – o valor é de € 15,00. Na realidade, a vista que se tem não é tão espetacular e, com certeza, não vale o preço. Porém, como ir a Pisa e não entrar no principal ponto turístico da cidade? É... é uma decisão difícil de se tomar. Se você puder, suba. Se você não puder, não fique triste, pois não é nada tão lindo assim.

Vista da Torre:

O que você realmente não pode deixar de fazer quando estiver ali é tirar as famosas fotos fingindo estar segurando a Torre, derrubando-a, enfim, use a imaginação! Outra coisa que é legal é parar por alguns minutos na praça e ficar vendo as dezenas de pessoas fazendo essas poses de “segurar a torre” – é cômico!
A Torre abre diariamente das 10h às 17h (novembro a fevereiro), das 9h às 19h (março e outubro) e das 8h30 às 20h30 (de abril a setembro).


- Piazza dei Cavalieri
Depois da Piazza dei Miracoli, é a praça mais importante da cidade. Era o centro político da Pisa medieval. O prédio mais importante dessa praça é o Palazzo della Carovana, construído por Vasari entre 1562 e 1564.

Ponte di Mezzo
Pisa é cortada pelo Rio Arno. A ponte mais conhecida sobre esse rio é a Ponte di Mezzo, feita em cimento e construída entre 1947 e 1950. Está na região central, próxima à praça Garibaldi. A vista é bem bonita!


Acompanhe as atualizações do Blog Por Onde Andei no Twitter! http://twitter.com/Porondeandei

Nenhum comentário:

Postar um comentário